quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HISTÓRICO DA EMPRESA

A CAIXA teve seu início como instituição financeira no século XIX. Foi criada principalmente para recolher depósitos dos brasileiros, especialmente aqueles de classes menos favorecidas, entre elas os escravos.
Foi feita então uma associação entre a Poupança e a Caixa, onde pode ser percebidas em trechos do Decreto n°2723, de 12 de janeiro de 1861, que criou então a Caixa Econômica da Corte. No Artigo 1°, o então Imperador Dom Pedro II afirmava: “A Caixa Econômica estabelecida na cidade do Rio de Janeiro (...) tem por fim receber, a juro de 6%, as pequenas economias das classes menos abastadas e de assegurar, sob garantia do Governo Imperial, a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte, quando este o reclamar (...)”
O texto deixa claro as intenções da elite política do país para o funcionamento da primeira caixa econômica oficial, que eram criar dois tipos de serviços financeiros. O primeiro era recolher depósitos para a poupança, visando as classes mais baixas. E o segundo era o penhor, por meio do chamado Monte de Socorro, que emprestava dinheiro, tomando por base o valor dos objetos levados para o penhor. O penhor tinha um tempo máximo determinado para que a pessoa pudesse pagar o empréstimo e assim recuperar o objeto penhorado. Se o tempo expirasse sem o devido pagamento, o objeto era leiloado.
A CAIXA desenvolveu-se, diversificou a sua missão, agregou valores e reorientou o foco dos seus negócios. A incorporação de novos papéis intensificou-se na segunda metade do século XX, um bom exemplo foi o seu envolvimento na implementação da política habitacional do governo, criada com a finalidade de reduzir o déficit de moradias. Disso, resultou a incorporação do Banco Nacional de Habitação – BNH - em 1986, o que trouxe novos desafios e experiências à corporação. Também em 1986, incorporou o papel de agente operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), antes gerido pelo BNH.
Passados 148 anos, a Caixa se diversificou, e se consolidou como um banco de grande porte, com outros serviços como o PIS, seguro desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferências de benefícios sociais. Sem esquecer das Loterias Federais, que detém o monopólio desde 1961. A Caixa Atende correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e aposentados. Também apóia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.






Missão
Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.


Valores
● Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental.
● Valorização do ser humano.
● Respeito à diversidade.
● Transparência e ética com o cliente.
● Reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CAIXA.
● Eficiência e inovação nos serviços, produtos e processos.


Visão de futuro

A CAIXA será referência mundial como banco público integrado, eficiente, ágil, com permanente capacidade de renovação e consolidará sua posição como banco da maioria da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário